jump to navigation

Luiz Carlos Barreto, na visão do repórter Roberto Kaz Dezembro 18, 2009

Posted by Lucas Gabriel Marins in Uncategorized.
trackback

Acabei de ler o perfil do cineasta Luiz Carlos Barreto – produtor do filme Lula, o Filho do Brasil – escrito pelo repórter da Revista Piauí, Roberto Kaz. Em “Metade Jesus Cristo, metade Al Capone”, Kaz conta toda a história do cineasta, de sua paixão pelo futebol na adolescência a atuação no lançamento do filme sobre Lula. Há tempos que não folheava a edição impressa da revista. Alegrou-me ver que continua da mesma maneira, com matérias profundas, bem escritas, mesclando jornalismo e literatura, sem deixar de lado a parte informativa.

Luiz Carlos Barreto, quando criança, sonhava em ser jogador de futebol. Até que foi longe, mas a personalidade forte não o deixou aceitar certas imposições dos clubes. Aos 16 anos iniciou sua carreira como jornalista no jornal O Democrata, do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Conheceu, nas suas andanças pelas ruas do Rio, Assis Chateaubrinad, o Châto, “rei” da comunicação na época. A partir do primeiro contato com o empresário, definido por Barreto como “Deus e o Diabo”, a carreira do jornalista ganhou um “up-grade”,  até que o tirou das redações e o colocou na indústria cinematográfica.

Barreto conheceu Glauber Rocha e outros cineastas do Cinema Novo.  Suas relações e seus contatos o fizeram. Barreto – esse é um dos pontos mais interessantes do perfil, pelo menos para mim – foi quem sugeriu a criação de uma lei que fizesse a iniciativa privada investir parte do dinheiro do imposto de renda em filmes.

Enfim, essas e outras informações sobre Luiz Carlos Barreto e sua família – boa parte trabalha junto com ele – podem ser apreciadas na última Edição da Revista Piauí.  Isso não é propaganda, mas sim uma dica de leitura.

Até!!!!

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: